30 de set. de 2011

Dicas de Viagem: Milano

     Estamos inaugurando mais uma tag para o blog que será com dicas de viagem! Não somos ótimas guias turísticas hahah mas na medida do possível vamos passar um pouco das nossas boas experiências para vocês e assim a gente troca informações! Então nossa primeira cidade vai ser Milano, nada mais justo, já que eu morei por lá!

     Bom, Milano fica no norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia. É uma cidade que concentra a maior parte do pólo financeiro, industrial e comercial da Itália, super cosmopolita. Conhecida como uma das principais capitais da moda do mundo, também respira muito design, cultura, vida noturna e gastronomia.
     Eu particularmente amei ficar lá esse tempo. A cidade não é uma das mais turísticas pois muitas coisas foram destruídas na guerra, mas quando eu cheguei, nos primeiros dias, não tinha pra onde eu olhasse e não ficasse de boca aberta só admirando seus edifícios.

     Começando por seus pontos turísticos o Duomo é uma parada obrigatória. Ela se encontra bem no centro histórico da cidade. É uma catedral gótica que começou a ser construída em 1386 e demorou praticamente 500 (!!!) anos para ser finalizada. Ela é monumental e não tinha um dia que eu não passasse por ela e reparasse em um detalhe que ainda não havia visto. É de deixar de boca aberta. Na mesma praça podemos encontrar também a famosa Galleria Vittorio Emanule II. Com uma cobertura toda feita de ferro e vidro foi o primeiro "Shopping" do mundo! Cartão postal de Milano.


     Atrás do Duomo podemos encontrar muitas lojas para fazer as nossas boas e maravilhosas comprinhas! É praticamente um shopping a céu aberto! Só sair andando que você encontra muitas lojas boas. Perto dali também temos o conhecido Quadrilatero da moda, aonde as marcas mais chiques estão instaladas. Marcas como Prada, Dolce & Gabbana e Armani, que nasceram em Milano, possuem lojas enormes e exclusivas. Muitas vezes você encontra os próprios estilistas lá dentro. 
     Andando mais um pouco mas para o outro lado do Duomo podemos encontrar o Castelo Sforzesco. Obra do século XV, é lindo! Lá sempre tem exposições e também um museu permanente! Para quem tiver tempo e não tiver correndo com a viagem, passa lá! Atrás do Castelo existe o Parco Sempione, aonde no verão, os italianos vão para tomar sol, jogar bola ou fazer piquenique. 


     E por fim, vamos falar de comida. Não deixe de tomar sorvete (uns 3 por dia) quando você passar por lá. E não é só em Milano, na Itália toda (mas em Milano era onde tinha os melhores hahah). Nunca na vida vai existir sorvete mais gostoso. Tome na rua, no carrinho do tio, nas sorveterias gastronomicas, em qualquer lugar é bom, juro! Eeeee também as massas, pizzas, queijos maravilhosos e prosciutto crudo. A minha balança subiu no tempo que eu fiquei lá, claaaro. Mas fuja dos restaurantes do centro turístico, eles cobram o olho da cara e a comida não é boa. Procure as boas tratorias nas ruazinhas e coma uma boa comida da mamma! 


     Em Milano também existem os tradicionais "aperitivos", como se fossem happy hours. Boa pedida para um pré-night. Você paga uns 8,00 e tem direito a um drink e comida a vontade. Para ir com os amigos é muito gostoso. O que eu mais gostava lá era do Maya, que fica no Navigli (Via Ascanio Sforza, 41).     
     Por fim, quem gosta de mais cultura, não deixe de ir:
   - ver a pintura da Santa Ceia que fica na Basilica Santa Maria delle Grazie (Piazza Santa Maria delle Grazie, 2). Afresco feito por Leonardo da Vinci em 1492. Mas não deixe de agendar no site antes. Não agendou com MUITA antecedência, não entra. E é emocionante! 
   - ir na Pinacoteca de Brera (Via Brera, 28), que tem grande acervo e obras de muitos artistas, incluindo Caravaggio.
     Última dica: façam tudo a pé. As coisas são perto e assim você vivência e curte muito mais a cidade!

     O post ficou enorme né! Não da pra falar tuuudo ! É muita coisa hahah Com o tempo eu vou pegando o jeito. Qualquer dúvida e sugestão, pleeeease, os comentários estão abertos para isso!!
Beijo, Isa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário